mamífero - определение. Что такое mamífero
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое mamífero - определение

CLASSE DE ANIMAIS VERTEBRADOS
Mamifero; Mammalia; Mamífero; Mamiferos; Animais mamíferos; Mastofauna; Mammal; Anatomia dos mamíferos; Mamíferos machos; Theriimorpha
  • Bezerro]] mamando
  • Uma [[foca]].
  • thumb
  • cadela]] amamentando seus filhotes.
  • Mãe amamentando seus filhotes
  • mamíferos marinhos]].

Mamíferos         
sm pl Zool Classe (Mammalia) mais elevada dos Vertebrados que compreende o homem e todos os outros animais que alimentam a sua prole com leite; têm pele mais ou menos recoberta de pêlos, glândulas mamárias, mandíbula articulada diretamente com o osso esquamosal, cadeia de ossículos auditivos, cérebro com quatro lobos ópticos, diafragma muscular separando o coração e os pulmões da cavidade abdominal, somente uma curvatura aórtica esquerda, sangue quente contendo células vermelhas sem núcleo, exceto no feto, desenvolvimento embrionário, amniótico ou alantóide, e reprodução vivípara, exceto nos monotremos.
mamífero         
adj (mama+fero1) Zool
1 Que tem mamas.
2 Que se alimenta de leite.
3 Relativo ou pertencente aos Mamíferos
sm Vertebrado da classe dos Mamíferos.
Mamífero         
adj.
Que tem mamas.
M. pl.
Classe de animaes vertebrados, que occupa o primeiro lugar na escala zoológica.
(Do lat. mamma + ferre)

Википедия

Mamíferos

Os mamíferos (do latim: Mammalia) constituem uma Subclasse de animais vertebrados do domínio Eukaryota, do reino Animalia e filo Chordata, subdivididos em dois grupos: aquáticos (cetáceos, sirênios e pinípedes) e terrestres (quadrúpedes e bípedes), que se caracterizam pela presença de glândulas mamárias que, nas fêmeas, produzem leite para a alimentação dos filhotes (ou crias), presença de pelos ou cabelos, com exceção dos golfinhos e de algumas baleias, que somente na fase embrionária possuem pelos.

São animais endotérmicos, ou seja, de temperatura corpórea constante, chamados também de "animais de sangue quente", graças à sua pele, a qual é formada por duas camadas principais (epiderme e derme), onde se encontram glândulas sebáceas e sudoríparas que auxiliam a regular a temperatura, além das glândulas mamárias, responsáveis pelo nome da classe. O cérebro controla, então, a temperatura corporal e o sistema circulatório, incluindo o coração, que apresenta quatro câmaras.

Os mamíferos incluem 5 416 espécies (incluindo os seres humanos), distribuídas em aproximadamente 1 200 gêneros, 152 famílias e 46 ordens, de acordo com o compêndio publicado por Wilson e Reeder (2005). Entretanto novas espécies são descobertas a cada ano, aumentando esse número; e até o final de 2007, o número chegava a 5 558 espécies de mamíferos.

Acredita-se que os primeiros mamíferos surgiram no período Jurássico, entre há 176 milhões e 161 milhões de anos, durante o reinado dos dinossauros. Novas evidências científicas, entretanto, sugerem que os precursores dos mamíferos podem ter surgido há pelo menos 208 milhões de anos, durante o período Triássico Superior.